Enfermeiro, trabalhe em Portugal

O Sistema Nacional de Saúde de Portugal contrata temporariamente enfermeiros sem a necessidade de registro na Ordem dos Enfermeiros local

São muitos os enfermeiros brasileiros com interesse em atuar em Portugal, mas que se encontravam limitados pela necessidade de fazer o reconhecimento do curso superior e registro na Ordem dos enfermeiros portugueses, antes de buscarem qualquer oportunidade profissional.

 

E aí está a novidade!!

 

Portugal tem normalmente a carência de profissionais de saúde, nomeadamente de médicos e enfermeiros. Com a pandemia este problema aumentou muito.

Pressionado pela necessidade de profissionais para atendimento nos hospitais portugueses o Governo Português abriu a possibilidade de contratação de profissionais de enfermagem estrangeiros, ainda que sem reconhecimento acadêmico ou registro na Ordem dos Enfermeiros.

O decreto Presidencial foi publicado dia 29 de janeiro de 2021 e passará a vigorar no dia 01 de fevereiro.

Segundo informações recentes as Ordens dos médicos e enfermeiros não estão de acordo com estas contratações e provavelmente farão algum movimento no sentido de se oporem as contratações. A Ordem dos enfermeiros entrou com uma liminar e será julgada em breve. Prevalecendo o interesse público o Decreto deve permanecer.

Estas informações deverão estar disponíveis nos próximos dias e assim que soubermos, publicaremos nas redes sociais da Em Portugal Consultoria e no Telegram.

Os enfermeiros que estiverem interessados em uma experiência internacional, ou mesmo em desenvolver sua carreira em Portugal ou em outros países da Europa, poderão se candidatar e dar início a este processo com trabalho certo.

De acordo com o Decreto Presidencial que define as contratações do Sistema Nacional de Saúde-SNS terão como pré-requisitos:

– Ter concluído um ciclo de estudos de grau superior em enfermagem com, pelo menos, 3600 horas de ensino, das quais 1800 horas em ensino clínico ou;

– Deter mais que cinco anos de experiência profissional na área clínica.

Segundo o que foi divulgado, o SNS poderá firmar contratos de até um ano.

E Vale a Pena ser enfermeiro em Portugal?

Para definir se a atuação em Portugal está dentro das suas expectativas, levantamos informações sobre como funciona a enfermagem em Portugal e quais os salários médios. Em nosso site www.emportugalconsultoria.com.br encontra mais informações sobre o custo de vida e outras informações sobre a atividade e como fazer o reconhecimento acadêmico e registro na Ordem profissional.

Características da Profissão em Portugal

Em Portugal a organização das funções é realizada de outra forma e é regulamentada pela Ordem dos Enfermeiros de Portugal através do Regulamento do Exercício Profissional do Enfermeiro (REPE).

As categorias de trabalho dos enfermeiros de Portugal são divididas entre: enfermeiro, enfermeiro especialista e enfermeiro gestor. Não existem técnicos e auxiliares, sendo que todos os profissionais da enfermagem em Portugal devem ser graduados(em Portugal o grau é de licenciado, mas equivale à graduação ou licenciatura)

A  carreira do enfermeiro inicia com formação e acesso à cédula profissional definitiva, quando este já tem a competência científica, técnica e humana para a prestação de cuidados de enfermagem gerais ao indivíduo, família, grupos e comunidade, aos níveis da prevenção primária, secundária e terciária.

O enfermeiro especialista é o enfermeiro habilitado com um curso de especialização em enfermagem ou com um curso de estudos superiores especializados em enfermagem, a quem foi atribuído um título profissional que lhe reconhece competência científica, técnica e humana para prestar, além de cuidados de enfermagem gerais, cuidados de enfermagem especializados na área da sua especialidade.

O enfermeiro gestor além das competências comuns e específicas previamente adquiridas, deve possuir um conjunto de competências que visam prover o enquadramento para o exercício das mesmas, nomeadamente no domínio da gestão e da assessoria de gestão.

Salário dos enfermeiros em Portugal

#salariodosenfermeiros

Em Portugal  o acordo coletivo define como salário base dos enfermeiros a remuneração no valor médio de 1.201,48 euros ao mês, enquanto um enfermeiro especialista inicia com um salário de 1.407,45 euros.

Na categoria de enfermeiro gestor, a remuneração base é de 2.334,30 euros mensais.

Na publicação feita pelo Jornal Polígrafo, constatou-se que existem 29 níveis remuneratórios de progressão na carreira.

No serviço privado, um enfermeiro inicia com o salário de 950 euros mensais. Esse valor se mantém pelo período de um ano, quando passa a  1.180 euros ao mês.

No site da Ordem é possível encontrar as áreas com maior concentração de enfermeiros em Portugal.  O maior rácio de enfermeiros está na Região de Lisboa e Vale do Tejo (34%) e na Região Norte (35%). Leia mais sobre o assunto em novas unidades de saúde na Região de Lisboa.

Contratação emergencial

Acompanhe as informações em nosso blog e nas redes sociais do Facebook e instagram e o canal do TELEGRAM (acesse AQUI), onde publicaremos todas as informações sobre o assunto e também informações sobre o setor de enfermagem em Portugal.

Para reconhecimentos e ingressos acadêmicos fale conosco em www.emportugalconsultoria.com.br .

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email